Cálculo de dano

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por pedro-orbit, 21 Janeiro 2024.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Tags:
  1. Estava fazendo uma planilha que calcula o dano considerando algumas características como a Skill Tree, módulos, nível de upgrade, etc., mas, mesmo assim, a quantidade de dano máximo calculada foi ligeiramente menor que o maior dano real registrado nas mesmas circunstâncias teóricas.
    Portanto gostaria de saber: como o dano é realmente calculado?

Qual a ordem em que os modificadores são aplicados? Skill Tree vem antes do multiplicador da munição? Existe algum fator aleatório não mencionado ou alguma outra coisa que pode ser que eu não tenha considerado? O upgrade dos drones é considerado antes do upgrade dos lasers ou é somado junto? Essa e outras perguntas seriam respondidas sabendo as fórmulas são usadas pelo jogo.

Atualmente eu estou considerando: níveis de habilidade de PvE e PvP da Skill Tree, módulos de PvE e PvP, nível de melhoria dos drones, bônus de dano de design de drones, refinação com matérias primas, o tipo de munição, formação de drones, propulsores de danos.

Desde já agradeço as possíveis elucidações.

2. COMMANDO

COMMANDO User

Olá Piloto,

Não há uma ordem cronológica que calcula o dano, até porque existe uma probabilidade de acerto e também uma de erro, então nem sempre todos os laser da nave vai acertar, devido a isso há uma discrepância mesmo no dano que quando for fazer os cálculos não vai bater mesmo..

Espero ter ajudado :D

Atenciosamente,
    COMMANDO

3. Primeiramente desculpe o tamanho do texto, mas eu precisava detalhá-lo.

Fiz algo parecido para descobrir como a velocidade é calculada antes de fazer esse cálculo de dano porque existem menos fatores envolvidos. Descobri que primeiramente a velocidade base é somada ao número de geradores instalados multiplicados pelos seus respectivos aumentos de velocidade. Depois, esse valor é multiplicado pela porcentagem de refinação de geradores de velocidade com determinada matéria prima. Depois disso, os valores são multiplicados pelos módulos de velocidade instalados na nave juntamente com os efeitos das formações de drones juntos (como formação de roda que aumenta a velocidade em 5%). Caso o cálculo seja feito de qualquer outra forma, a velocidade será muito maior ou muito menor dependendo do que está sendo multiplicado primeiro. Durante os meus testes achei uma velocidade impossível de aproximadamente 1000 quando o observado era apenas cerca de 700 antes de acertar a fórmula, um aumento de mais ou menos 300 só por mudar a ordem dos itens.

Na fórmula que estou usando para calcular dano, estou considerando o dano máximo possível que todos os equipamentos causariam juntos em um acerto onde todos os lasers causam seu dano máximo sem exceção (isto é uma situação ideal), por exemplo, todos os 35 lasers Prometheus de uma Goliath com 10 drones e 15 slots de laser, cada um causando os seus 410 de dano máximo da sobrecarga desse laser, e depois os outros multiplicadores. Além disso não faz sentido achar danos médios quando se pretende alcançar os danos máximos pra saber o dano potencial de uma nave, então o problema não é achar danos menores, pois teoricamente um dano de 0 é possível independentemente do equipamento instalado e independentemente da nave utilizada.

Em outras palavras, o que está acontecendo é semelhante à seguinte analogia: imagine uma Liberator equipada com um LF-1 (65 de dano), é impossível que o dano alcançado seja maior que 65 se nada mais for adicionado a esse dano. Mas se eu adicionar outras variáveis, temos aqui variações onde esse valor passa a ser maior naturalmente, só que às vezes esse valor é ainda maior que o esperado, como se eu adicionasse valores que juntos aumentam 10 de dano, mas na prática o resultado real não é 75 como deveria, e sim 80 ou 83 ou qualquer outro dano recorde.

Minha dúvida aqui é se falta alguma coisa, além dos itens citados na primeira mensagem, que faz com que o valor real observado seja ligeiramente maior que o previsto. Não faz sentido aqui que o dano máximo possível calculado seja inferior ao dano real alcançado a menos que tenha algo vindo do nada ou a fórmula esteja errada. Ou seja, há algo adicionado ao dano para que ele seja cerca de 7% maior nos meus testes ou há algo de diferente na ordem dos valores, assim como no cálculo de velocidade mencionado acima. Não tem como esse dano ter surgido com a fórmula real do jogo.

Portanto, a fórmula que tenho é bastante precisa no momento e prevê muito bem o dano máximo aproximado, mas não faz sentido que dano simplesmente exista do nada sem razão, assim como no cálculo de velocidade onde a velocidade não surge do nada a menos que ocorra um erro durante a tentativa e erro para achar a fórmula final.

Dito isso, a fórmula de como o dano é calculado ou a ordem de seus fatores é conhecida? Assim como no cálculo de velocidade, os módulos vêm depois ou na verdade vêm antes? O dano da nave equipada (como 5% do Venom ou 10% do Cyborg) vem antes ou depois de calcular as habilidades da Skill Tree?