Sugestão Regras para postagem de Ideias

Discussão em 'Banco de ideias e melhorias' iniciada por ΡΛЯ∆ИØÏĐ, 8 Março 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Regras para postagem de Ideias

    Olá pilotos,

    Criamos este tópico para lhes instruir e nortear regras sobre como formular uma ideia interessante e agradável, a fim de que ela esteja dentro das regras e seja facilmente compreensível para que os jogadores possam entender, comentar e votar.

    Regras Gerais:

    1. Leia atenciosamente este tutorial antes de postar alguma ideia e certifique-se que estás dentro das regras.
    2. Jogadores postando em outras idéias de jogadores: Por favor, seja cortês ao postar e seguir as Diretrizes do Fórum. Os jogadores serão advertidos por spam ou conteúdo impróprio, bem como por usar esta seção para aumentar a contagem de postagens.
    3. O jogador usando uma conta de múltiplos fóruns para aumentar a contagem de posts será punido por spam através das diretrizes do fórum.
    4. Os tópicos que criam uma ideia duplicada serão fundidos ou eliminados, a critério do moderador. Por favor, verifique os tópicos existentes nesta área ou use os recursos de pesquisa antes de criar um novo tópico.
    5. Todos os tópicos nesta área DEVEM POSSUIR ENQUETE com respostas apenas Sim/Não, Concordo/Não Concordo. Não é permitido o uso de sinônimos de talvez, são apenas duas respostas e NÃO pode haver múltipla escolha, pois ou você concorda com a ideia ou não concorda.
    6. Não há garantias de que quaisquer sugestões feitas aqui sejam aplicadas no jogo. Você não pode receber nenhum crédito / benefício por idéias implementadas no jogo.
    7. Os tópicos de ideias poderão ser encerrados pela moderação pelos seguintes motivos: A ideia foi RECUSADA, a ideia foi APROVADA e enviada, a IDEIA está fora das regras, o autor do tópico pediu o encerramento da ideia.
    8. Todas as demais regras do Fòrum/T&C's são aplicáveis nesta área.
    9. Lembre-se de se expressar de forma coerente e utilize um bom português para que a ideia seja entendida por todos, caso contrário poderá ser encerrada.

    Antes de criar a ideia:

    É natural, pelo tamanho e abrangência desta área, que os usuários tenham ideias que já foram feitas outra vez, e estas podem até ter ido já para análise. Para evitar duplicatas, vocês devem Pesquisar, no Banco de ideias e melhorias, sobre a sua ideia:

    upload_2019-3-8_12-7-35.png

    *Todas as ideias em aberto estarão nesta área.

    Se você encontrar no fórum alguma ideia que seja igual a sua, não crie um novo tópico, vá até aquela ideia, analise-a e adicione nela suas ideias, os pontos em que o autor pode melhorar, etc.

    Ideias que não podem ser aprovadas:

    Alertamos-lhes que existem determinadas ideias que não têm como serem aceitas, pois ou são impraticáveis, exageradas e não seriam aceitas pelos desenvolvedores. Existem ideias em que os usuários exageram em valores, modificações em coisas já existentes, procure balancear a vossa ideia para não ser rejeitada logo de cara pelos jogadores e pela moderação.

    Criação da Ideia

    - Formule a sua ideia com antecedência e calma

    -- Quando você tem aquela ideia na sua cabeça, não vá com muita sede ao pote: Não poste imediatamente no fórum. Formule-a com calma. É natural para a mente humana que estas ideias inicialmente estejam embaralhadas. Então pegue um papel, abra um Bloco de Notas, e anote suas ideias. Pense nos prós e nos contras desta sua sugestão. Imagine sempre a sua ideia já aplicada ao jogo: Parece ser adequada? Então comece a escrever!

    - Imagine sua ideia encaixando-se ao jogo
    -- Por exemplo, se você pensou numa missão nova, pense também numa história, objetivo e recompensas da missão, tal como você vê na Central de Controle, no próprio jogo! Se você pensa num novo NPC, imagine-se destruindo ele e compare-o com NPCs já existentes e que sejam semelhantes. Será que ele é muito fácil de matar, para tantas recompensas? Ou será que a recompensa não vale a pena pela dificuldade de matá-lo?

    - Seja mais formal
    -- O uso excessivo, da linguagem Internet (que usamos no dia a dia) pode atrapalhar sua ideia, e muito! Quando começar a postar no fórum a sua ideia, esqueça os "vc's", "tmb's", troca de "Q" por "K", em favor da linguagem formal. Esqueça TEXTOS EM CAPS LOCK.

    Acredite, não é legal para nossas vistas ver "olha manos eu quero q a gasosa do pet seja vemdida por créditos PK É + VANTAJOSO PRA NóS".

    Agora, note a diferença:
    "Olá meus amigos! Estive pensando esta manhã e sugiro que o combustível do P.E.T. seja vendido à Créditos. Pensem bem, é mais vantajoso, além disso facilitaria àqueles que não têm muito Uridium para ficar comprando "gasosa" toda hora. O que vocês acham?"

    - O título também conta, e muito
    -- O título do tópico é o "cartão de visita" da sua ideia. Trate-o com atenção especial. Deixe-o como uma prévia geral de sua ideia. Um título como "VOTEM POR FAVOR NESTA ENQUETE" além de estar contra as regras, vai afastar quem estiver lendo o fórum. Títulos todos em minúsculo, cheios de erros ortográficos, ou pouco descritivos também. Entretanto, um título como "Compra do combustível do P.E.T. à créditos" será muito mais agradável e atrairá os usuários para entender mais a sua ideia.

    - Enriqueça a ideia com imagens
    -- Mas não faça plágio! É expressamente proibido copiar imagens de outros jogos, mesmo sendo da Bigpoint! Crie seus desenhos, faça seus rascunhos, ou procure imagens neutras na Internet. Por exemplo, se você tem a ideia de um novo NPC que deve ser parecido com uma bola de fogo, tudo bem pesquisar imagens do Sol, meteoros, cometas etc, para ilustrar sua ideia. Seja criativo!

    - Uma pergunta
    -- É apenas permitido e lógico para enquetes que tenham apenas uma pergunta derradeira: "Aprova esta ideia?". Ela não precisa ser seguida à risca, entretanto o assunto da pergunta não pode fugir desta linha: "Estão comigo nesta ideia?"; "Gostaram da ideia?"; "Colocar o combustível do P.E.T. à venda a Créditos na Loja?", etc.

    - Duas respostas, apenas
    -- É apenas permitida a elaboração de duas respostas para a ideia: SIM e NÃO. Um "Talvez/ Tanto faz" leva os usuários à indecisão. Se a maioria dos votantes ficarem neutros em relação à ideia, é como se ela não existisse, pois estes votos não farão a diferença. O mesmo vale para enquetes em que o autor propõe o Sim para cada parte da ideia e posteriormente a ideia toda. Ou a ideia será totalmente aprovada, ou totalmente reprovada. Em compensação, você pode "dar o tom da conversa", sugerindo aos usuários que votaram, para que expliquem quais foram os motivos de terem votado positivamente, ou negativamente. A partir daí você poderá melhorar sua ideia com os pontos propostos pelos que a responderam, e futuramente poderá ter sua ideia na análise.

    - Minha ideia tem 99% de aprovação e ainda não foi para a análise, por que?
    -- Não basta ter uma porcentagem massiva de aprovação. É necessário ter bastante votos também. Por exemplo, uma enquete com 75% de aprovação em que apenas 4 usuários votaram, não tem aprovação significativa devido ao baixo número de eleitores, então não pode ser levada para análise.

    Entretanto, uma ideia com 70% de aprovação e 75 eleitores, tem uma aprovação muito mais massiva e significativa. Esta ideia sim, poderá ser levada para análise.

    Mas é claro que as ideias permanecerão abertas à novos votos para que tenham uma porcentagem significativa de aprovação, enquanto for necessário ou o autor do tópico desejar.

    As respostas

    - Ou você aprova, ou você reprova a ideia

    -- Postagens como "ah, estou pensando se aprovo ou reprovo" ou "tanto faz", além de serem consideradas como flood, não irão ajudar em nada o autor e a ideia. Analise-a bem e decida se você gosta ou não da sugestão. Se aprovar ou reprovar, faça um pequeno comentário em seguida à sua posição, para que o autor entenda seu voto. Sugestões para que o autor adicione ou melhore à ideia são muito bem-vindas.

    - Seja compreensivo
    -- Não reprove a ideia de outro usuário só por que ele reprovou a sua. Este sentimento de vingança além de ruim para a convivência não irá ajudar em nada no desenvolvimento das enquetes. Naturalmente o outro usuário teve motivos para reprovar sua sugestão, e ele os postou no seu tópico. Aceite as críticas e tome-as para si como construtivas. Se não postou, questione, sugira-o a demonstrar os pontos em que ele achou a ideia ruim. O mesmo deverá fazer com a ideia do usuário.

    - Trate a ideia dos outros usuários como se fosse sua, e confeccione-a em sua mente como se estivesse a criando. Pense, por exemplo, na ideia aplicada ao jogo. Algo não se encaixou bem? Então sugira a mudança da ideia e permaneça neutro. Se o autor aceitar a ideia e modificá-la, avalie novamente até decidir o seu voto. Não se preocupe, você terá tempo de sobra para decidir sua posição.

    ------

    Sempre estamos enviando relatórios aos desenvolvedores sobre esta área de Ideias, portanto é importante que divulgue suas ideias.

    Se o seu tópico estava com uma ótima porcentagem de aprovação e foi trancado e movido para a área de arquivos e temas restantes, certamente foi enviado para análise em nossos relatórios.

    Esperamos que este tópico ajude-os a criar boas ideias, que no futuro desenvolvam-se em boas atualizações para o jogo e o fórum Darkorbit!

    Atenciosamente,
    Equipe DarkOrbit Reloaded
     
    Última edição: 3 Maio 2019
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.